Juntos Somos Mais Fortes!

O que é vizinhança Solidaria?

Vizinhança solidaria é um agrupamento de ações realizadas em parceria com a polícia militar e os moradores de uma rua ou do bairro. O Programa foi desenvolvido para conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade da segurança individual e coletiva.

O conjunto de ações adotado no programa vizinhança solidaria, visa prevenir e orientar as pessoas a fim de evitar ou reduzir a ocorrência de infrações e crimes por meio da cooperação dos moradores nos locais onde residem.    

Vizinhos unidos contra o crime
Vizinhança Solidária como implantar

Onde e como posso implantar o programa vizinhança solidaria?

O programa pode ser implantado em ruas, bairros e comunidades.

Para que haja a implantação os interessados devem procurar a companhia da Polícia Militar mais próxima, ou CONSEG, que dará toda orientação sobre os procedimentos de implantação.

Quanto custa para implantar o programa vizinhança solidaria?

A implantação do programa é gratuita.

Para evidenciar e aumentar a segurança, caso os moradores achem necessário, o grupo pode fazer aquisição de equipamentos de segurança eletrônica, como câmeras de monitoramento e placas de identificação que serão colocadas nos locais onde o programa foi implantado. O custo da instalação e manutenção dos equipamentos de segurança e da confecção das placas de advertência, são de responsabilidade do grupo de moradores.  

Quem faz a instalação das câmeras de segurança na rua?

Os moradores são responsáveis por contratar uma empresa para realizar a instalação e fazer manutenções das câmeras de segurança. Lembrando que este é um plus a mais que contribui com o projeto, mas não faz parte do programa.

Serviço “Área Monitorada” Segurança pra você e seus vizinhos.

 

Serviço "Área Monitorada" Segurança pra você e seus vizinhos. Clique no botão e saiba como instalar câmeras de segurança na sua rua e compartilhar com seus vizinhos.
Benefits of the Solidarity Neighborhood Program

Quais as vantagens
de implantar o programa vizinhança solidaria?

A implantação do programa, aproxima os vizinhos e com a cooperação de cada um é possível aumentar a vigilância local. Traz a todos uma responsabilidade sobre a segurança, melhora e organiza as condições urbanas.

Algo muito legal é a visita periódica da Polícia Militar e integrantes da comunidade, para que a Instituição conheça os problemas de segurança pública para providências e soluções.

Qual a responsabilidade dos moradores no programa vizinhança solidaria?

Os moradores devem organizar um grupo com todos que se interessam a participar do programa. Após criação o grupo deve se eleger o tutor, que será o responsável nas tratativas com os órgãos e autoridades e repassá-las ao grupo.

O tutor deve ser um morador do local ou líder comunitário na vizinhança, que receberá instruções da PM para prevenção antecipadas entre outras ações. O tutor também será o responsável por participará das reuniões do CONSEG.  

Baixe a cartilha do programa Vizinhança Solidaria

Manula vizinhança solidaria

Hoje, pesquisas comprovam que com a cooperação de todos, pode-se gerar melhorias e segurança nas ruas do bairro.  O programa vizinhança solidaria está implantado em diversas ruas e bairros de São Paulo.

A empresa Fenix Services, vem somando junto ao programa vizinhança solidaria, orientando os moradores e prestando serviço de instalação de câmeras de segurança nas ruas. O serviço ainda conta com uma central de monitoramento 24 Horas, nossos operadores tomam medidas imediatas no caso de alguma atitude suspeita . Clique no botão abaixa e saiba tudo sobre o serviço Área Monitorada”